quinta-feira, 5 de novembro de 2009

JOCÉLIA CÂNDIDO DA SILVA MOURA
25/02/1947 - 04/11/2009
Ontem a nossa amada irmã foi chamada à presença do Pai. Ela se recuperava de um transplante de fígado no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, RJ, mas teve complicações no pulmão e veio a falecer às 22h e 30m aproximadamente. Seu corpo aguarda o sepultamente na igreja do Turfe, que realizará o culto às 15 horas, tendo o sepultamento marcado para às 16 horas, no cemitério do Caju. Jocélia foi recebida como membro da nossa igreja em 29/12/2002, por profissãode fé e batismo realizados pelo Rev. Jônatas de Castro e marcou a Igreja do Turfe com sua serenidade e alegria. Deixará muitas saudades! Deus console o irmão Moura, seus filhos e netos. Deus console a sua igreja.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009


EXISTO, LOGO SOU FELIZ?
Eclesiástes 4
Adão pode dizer: “existo, logo sou feliz”, mas depois da queda, o fato de existir não garante a felicidade a mais ninguém. Viver tem dores. Quem vive na Terra deve saber que aqui a felicidade não é o resultado natural de existir. Quem tem essa expectativa, melhor lhe seria não ter jamais existido.
Em Eclesiates 4, Salomão aborda os males da existência. Vivemos... e o que podemos fazer pra que a vida não seja só sofrimento?
I - Como a existência é descrita aqui?
1- O mal é uma realidade e está por todos os lados. O problema é como ele entrou? Por Satanás. E como ele entrou em Satanás? Não sabemos, vv. 1-3.
A inveja é um mal presente em todos. Então desmistifica as motivações do sucesso e da destreza e diz que ambos são fruto da inveja, v.4-6.
2- A vaidade do sucesso. Na Terra há os que ajuntam o que não podem levar e guardam aquilo do que não usufruem. Onde está o princípio da causalidade? Por que tais bens caem em tais mãos? Ele tem riquezas porque trabalha, mas não usufrui e deixa pra quem?
Esses sucessos nada têm a ver com a pessoa, mas com os benefícios que ela pode trazer. Quando estão “por cima”, multidões de aduladores; quando lhes “passa o tempo”, não há mais memória deles. Eles eram “filhos” de um trono, mas não carregavam o trono em seus seres!
Quem possui não tem paz para usufruir; e quem não possui goza da paz de quem, tendo bens, não descansa, todavia, em seu coração. O que traz felicidade na vida é viver!
Poder realizar e usufruir é pura Graça, é dom de Deus e não vem naturalmente no pacote dos sucessos.
II - Como melhorar?
1- Parceria é melhor que isolamento, vv.9-12.
2- Melhor o jovem pobre, mas sábio no poder do que um velho insensato e orgulhoso, ainda que esse jovem tenha saído da prisão. Um reino motivado pelo orgulho acaba, mas um sábio permanece, v. 15-16.
Portanto, existo e posso ser feliz; minha alegria não depende do meu sofrimento e nem daquilo que eu tenho, mas a alegria no Senhor é a minha força. Posso ser alegre e bem sucedido, contente com todos as coisas, porque sei que o meu Pai tem o controle sobre todas as coisas. Chore com os que choram, mas que o seu choro tragam aos que choram um alegre conforto.